jogo tigrinho
sua posição:jogo tigrinho > jogos do tigre >
data de lançamento:2025-03-28 11:52 tempo visitado:170
Escolas municipais de Fortaleza deixaram de receber dois livros de literatura infantil após uma deputada acusar as obras de terem conteúdo impróprio para crianças.pg slot demo tiger
A deputada estadual Silvana Sousa (PL) pediu o veto ao livro "E o Medo, que Medo Tem?" por apresentar um personagem vestido de bailarina, sob alegação de haver uma "mensagem subliminar para a cultura LGBT". Ela pediu ainda a suspensão da circulação do livro "Alfrabeto", alegando que a obra coloca as religiões de matrizes africanas em posição de destaque em detrimento das demais.
As duas obras fazem parte de um kit de 12 livros de literatura infantil editados e publicados pela Secretaria de Educação do Ceará, que depois os envia para os municípios de todo o estado para serem distribuídos nas escolas de educação infantil. A deputada enviou dois requerimentos para a secretaria pedindo a "imediata suspensão" dos livros nas escolas.
A distribuição da coleção de livros é uma das estratégias do Paic (Programa Aprendizagem na Idade Certa) do governo cearense para garantir a alfabetização das crianças até os seis anos de idade.
O governo entrega aos municípios a coleção com os 12 livros em uma única embalagem para cada turma de pré-escola (etapa que atende crianças de 4 e 5 anos). Apesar de as obras serem entregues juntas, as escolas municipais de Fortaleza receberam o kit com apenas dez títulos —faltando exatamente os dois livros criticados pela deputada.
Depositou, ganhou, sacou - Depósitos relâmpagos via pixQuestionada se havia determinado a retirada desses livros, a Secretaria de Educação de Fortaleza afirmou ter ocorrido um problema no processo de distribuição. Por isso, algumas escolas teriam recebido a coleção com itens faltantes. A pasta da gestão Evandro Leitão (PT) disse que vai finalizar a entrega de todos os 12 livros da coleção nos próximos dias.
Preocupados com a falta dos livros, professores e pais de alunos organizaram um abaixo-assinado pedindo a entrega imediata da coleção completa em todas as escolas. Eles reivindicam que os títulos não sejam censurados por causa dos requerimentos feitos pela deputada.
Tudo a LerAna Paula Marques, autora de "E o Medo que Medo Tem?", disse ter se surpreendido ao descobrir que as escolas não estavam recebendo a obra. "Sou professora e há anos escrevo literatura infantil, o livro está em total acordo com o currículo e diretrizes nacionais."
No documento enviado à secretaria, a deputada diz que o problema do livro não é a narrativa, mas as ilustrações. "Não é adequado ver um menino vestido de bailarina como se demonstrasse que assim ele estaria vencendo um medo, se libertando, uma vez que um menino nem imaginaria se vestir assim", diz o requerimento.
"A última ilustração traz o mesmo menino vestido de bailarina com outras crianças, com o arco-íris ao fundo e a palavra CORAGEM com todas as letras coloridas. A mensagem subliminar no livro está onde traz a criança em fase de desenvolvimento a cultura LGBT", continua o documento assinado pela parlamentar.
Ana Paula diz que o livro nem sequer faz menção sobre o gênero do personagem que aparece vestido de bailarina. Segundo ela, a ilustração pode tanto representar um menino como uma menina de cabelos curtos.
"A ilustração dá a oportunidade para que as crianças façam múltiplas leituras. Pode ser uma menina com cabelo curtinho ou até mesmo um menino de bailarina. Qual o problema disso? O personagem não tem nome, a ilustração representa uma criança", diz.
jogo do tigreJá sobre o livro "Alfrabeto", a deputada afirma que ele é um exemplo de que "religiões de matrizes afro são colocadas em posição de destaque em detrimento das demais". O livro trata de conteúdos que são obrigatórios no currículo de todas as escolas do país sobre a história e cultura afro-brasileira e indígena.
Em uma fala na Assembleia Legislativa do Ceará, a deputada afirmou ainda que os livros são um "ataque contra as crianças".
Em nota, a Secretaria de Educação do Ceará declarou que os dois livros fazem parte do acervo das escolas de educação infantil e obedeceram a todos os critérios de seleção do edital realizado em 2022, "tratando de temáticas de relevância para a formação respeitosa das crianças cearenses, prezando pelo bem-estar e promovendo a equidade entre educandos e educadores".
A secretaria do governo Elmano de Freitas (PT) afirmou que todas as obras selecionadas possibilitam a construção de um ambiente educativo que promova a "diversidade, o respeito às diferenças como parte da experiência humana, contribuindo para a formação de crianças respeitosas, tolerantes e conscientes de seus direitos".
jogo fortune tigerJá a pasta de Fortaleza promete corrigir o problema de distribuição e diz que todas as escolas vão receber todos os livros da coleção, já que as "publicações obedecem à legislação e aos parâmetros educacionais nacionais".
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
fortunetigerbenefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
fortune tigerassine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Ceará criança literatura literatura infantojuvenil sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2025/03/escolas-de-fortaleza-deixam-de-receber-livros-apos-deputada-apontar-mensagem-subliminar.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu emailRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Nunes articula candidatura ao Governo de SP em 2026 com Tarcísio em disputa presidencialPrefeito, que precisaria renunciar após pouco mais de um ano de mandato, ficou animado com simulações em pesquisas
11.mar.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Receita Federal divulga regras do Imposto de Renda 2025 nesta quarta; veja prazos e quem deve declarar jogo do corinthians e vascoFisco vai atualizar limite de rendimento tributável que obriga a entrega da declaração e anunciar novidades
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Número de mortes por Covid no Brasil ainda é alto e se equipara à queda de 6 Boeings em 2025De janeiro a 1º de março, a doença matou 761 pessoas no país, segundo dados do Ministério da Saúde analisados pela plataforma SP Covid Info Tracker
11.mar.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
OkPowered by jogo tigrinho @2013-2022 mapa RSS mapa HTML
Copyright Powered by站群 © 2013-2024